sexta-feira, 2 de julho de 2010

Salário de professor melhora, mas não é atrativo



Segundo pesquisa do Inep, existe pouca variação na remuneração dos docentes, pelo fato de o poder público ser o principal empregador


Da Redação da Arca Universal






Apesar de os professores das escolas públicas brasileiras terem obtido ganhos salariais significativos nos últimos 10 anos, os salários da categoria ainda não são considerados atrativos para profissionais com diploma de ensino superior. Essa é a constatação de uma pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa Educacional (Inep) – autarquia do Ministério da Educação (MEC) –, divulgada na segunda-feira última (28).
A pesquisa revela que quanto mais atrativa, em termos salariais, for uma determinada carreira, maior deve ser o número e a qualificação dos profissionais interessados em segui-la.
O estudo avaliou ainda que o salário do professor tem pouca ou nenhuma relação direta com o desempenho dos alunos, e que a qualidade do professor é a principal variável para ampliar o aprendizado.
De acordo com o levantamento, existe pouca variação entre os salários dos professores de uma mesma região, pelo fato de o poder público ser o principal empregador. Por esse motivo, o fator responsável pelo crescimento da remuneração dos professores seria o tempo de experiência. No entanto, o Inep avalia que a experiência não necessariamente implica em maior qualidade desses profissionais.
Em 1998, um professor da rede pública com nível médio recebia quase 10% menos que um docente de uma escola particular. Após 10 anos, esse quadro se inverteu e ele passou a ganhar cerca de 21% a mais.
Os professores de escolas públicas com nível superior recebiam, em 1998, cerca de 30% a menos que os colegas do ensino privado. Em 2008, essa diferença caiu para apenas 3%, em favor do professor da escola privada.
Na avaliação do Inep, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) melhorou o salário dos professores da rede pública relativamente aos demais grupos, independentemente do nível de formação. Isso, porém, ainda não seria suficiente para afirmar que os salários dos docentes sejam atrativos para profissionais com diploma de ensino superior.
O MEC diz esperar que a aplicação do piso nacional dos professores da educação básica, agregada às ações de valorização por parte das redes estaduais e municipais, ajude a mudar esse quadro nos próximos anos.

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