quinta-feira, 26 de maio de 2011

Audiência Pública discute atenção a pessoas com doença falciforme

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizam, nos dias 2 e 3 de junho, a partir das 8h, no auditório do Sebrae, audiência pública que vai debater mecanismos para garantir a implementação do Programa Estadual de Atenção Integral às pessoas com Doença Falciforme do Amapá.

No encontro, parlamentares e entidades governamentais e não governamentais estarão reunidos para definir políticas públicas para o tratamento de pessoas possuidoras da doença falciforme (enfermidade hereditária mais comum no Brasil e tratada como um problema de saúde pública).

“O encontro, além de impulsionar o programa, vai contribuir com a efetivação da segunda fase do teste do pezinho no Amapá, teste esse, capaz de identificar a doença. Com o conhecimento precoce em torno do problema, a rede pública de saúde poderá oferecer um tratamento adequado. Tal mecanismo sem dúvida contribuirá com a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, explicou o coordenador estadual do programa, Jorge Maciel.

Durante o evento, que acontecerá no Amapá, estarão presentes representantes dos governos estadual e federal, por intermédio do Ministério da Saúde, do mandato da deputada federal Dalva Figueiredo, do governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro) e representantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap); Associação dos Portadores de Anemia Falciforme; parlamentares estaduais; Prefeitura de Macapá, Instituto Amazônia e outras entidades da sociedade civil organizada.

Sobre a audiência

Representantes do Ministério da Saúde, a consultora Silma Maria Alves e da Federação Nacional de Associações de Doenças Falciforme (Fenal), Altair Lira, contribuirão com os debates dos eixos temáticos que integram o Programa Estadual de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, que estão divididos em sete itens: diretrizes, objetivos e estratégias de implementação; organização, direção e gestão; educação e sensibilização; pesquisa; fortalecimento institucional; redes de atenção (atenção básica, de média e alta complexidade) e rede de assistência laboratorial e imagem.

A Sesa ficará responsável pelo eixo da organização, direção e gestão do programa.

A Doença Falciforme

O primeiro caso de uma das doenças genéticas mais comuns em todo o mundo foi descoberto há 100 anos. Hoje, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 300 mil bebês nascem com a doença falciforme a cada ano.

A enfermidade, herdada da África, é causada pela mutação de genes que produzem as hemoglobinas, responsável por transportar oxigênio para órgãos e tecidos do corpo. Essa malformação enrijece as hemoglobinas, prejudicando a circulação sanguínea e provocando muitas dores.


                                                         (Texto Asssessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário