quinta-feira, 23 de junho de 2011

Cordel Encantado da Educação

Por Neilde Nazaré Fernandes Silva
* Professora de geografia da Rede Pública Estadual de Ensino.


Eu vou contar pra vocês, a história de uma categoria que dá orgulho a uma nação, ela se chama Educação.
Mas um dia, a linda e valorosa Educação por uma grande vergonha passaria, pois foi levianamente atacada por um tirano de plantão, que começava a governar para a brava e destemida gente deste chão.

Esse tirano concorreu a uma tal eleição e pelas falsas promessas levou votos de montão.E até a Educação em massa participou de sua eleição, pois na televisão ele dizia que à ela ele daria total dedicação.Mas em pouco tempo notaria que seria enganação, pois a atenção que prometera para o seu bem não serviria, assim descobriria que mais uma vez fora humilhado pelo governo do Setentrião.
Mas um grande detalhe o carrasco esquecia: que com essa categoria não se brinca nem se avilta, até o seu próprio pai a ele dizia, pois já há algum tempo sabia.

Será que ele esquecia? De quem ela descenderia?


Da raça guerreira, de tucujus valentes, da luta essa categoria jamais fugiria.


E assim aconteceu, um dia ela saberia que o tirano em parceria com uma corja insana e corrupta de deputados, que de capacho lhe servia, armaram uma arapucaà surdina e a todos os trabalhadores eles prejudicariam.E uma malfadada lei aprovaria indecente e imoral, pois de morte ela feria as conquistas sociais do proletariado que labuta e ergue forte a história deste rincão, chamado Amapá.De 1540 lhe batizaram e por ela sem muitas garantias não só a Educação, mas todas as categorias ficariam.


Mas isso, de forma alguma se perpetuaria, e o SINSEPEAP por uma assembléia unânime votaria, por uma greve da nossa categoria.

E por um conclame viriam professores de todos os lados, de norte a sul, de leste a oeste deste lugar e as ruas da capital tomariam para forçar o tirano a revogar a maldita lei que era de amargar.


Mas o carrasco se fez de arrogante e fingiu do alto de seu pedestal que nada acontecia e que os professores só queriam era mesmo tumultuar o seu governo popular.


Mas a categoria a cada dia se fortalecia, era de noite era de dia, e de seus direitos não abdicaria, e pegou sol, pegou chuva, pegou"chá"de cadeira, mas pegou principalmente o trem dos movimentos sociais e lotou o vagão que leva pro futuro o sonho de uma nação de vê os professores bem tratados e valorizados até mesmo por governos desvairados.


E por muitos dias nas ruas e nas praças os professores ficariam, pois jamais deixariam usurparem suas garantias, em nenhum momento se deixou abater porque sabia que a vitória um dia chegaria, poderia chegar rapidamente, mas o carrasco não permitiria que vitória cantasse brevemente, e por muito tempo persuadia, fez chantagens e ameaças, até a mídia local ele compraria para colocar a sociedade a favor de sua tirania,  mas não adiantou, a categoria deu um show, ou melhor uma aula de resistência e de muita persistência, pois sabia que se desistisse os seus direitos para sempre perderia.

E um dia a vitória chegou, ouvisse tambores anunciando que com professores não se brinca só se valoriza e o tirano recuou e por enquanto ficou, mas nós estamos atentos e atrocidades ele pode até provocar, mas somos muitos para o combate enfretar.

E para finalizar, eu vou lhes contar, que vadios eu sei que não somos, loucos, sonhadores e apaixonados é que somos pela tal educação, pois acreditamos que por ela mudamos e transformamos toda uma nação.E se essa nação quiser ser forte e desenvolvida a esta categoria há de tratar com total respeito e muita, mas muita admiração, pois somos todos professores apaixonados pela Educação. 

Um comentário:

  1. Que blog gostoso de ler. Vou sempre da Vou sempre dá uma passadinha por aqui. Parabéns.

    ResponderExcluir