quarta-feira, 20 de julho de 2011

 

Samaumeira: identidade visual do MP-AP e da floresta
Há quase cinco anos, a árvore considerada “rainha da floresta”, a Samaumeira, foi escolhida para ser a identificação visual do Ministério Público do Amapá. A escolha não foi apenas pela importância ecológica, mas também pelo fato de termos na cidade um exemplar, no terreno localizado no complexo do Araxá, onde será construído o futuro prédio do MP-AP.
A escolha da arte para ser a nova logomarca do Ministério Público foi do procurador de Justiça Márcio Augusto Alves, que, no ano de 2007, era o procurador-geral de Justiça da Instituição. A nova identificação visual marcou os quinze anos de instalação do Ministério Público no Estado do Amapá.
A Samaumeira atrai olhares de longe por sua altura, para quem passa pelo terreno do Araxá. Para o Ministério Público do Amapá manter a árvore preservada é outro meio de ressaltar a responsabilidade ambiental da instituição, cultivar um elo com a natureza e demonstrar respeito com a população amapaense, cuidando das raridades naturais. Vale lembrar que a samaumeira é considerada a maior árvore da Amazônia, podendo alcançar mais de 40 metros de altura e, também, é conhecida pelos povos da floresta como a árvore da vida.
O MP-AP solicitou apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) que, mediante consultoria sem ônus, disponibilizou equipe técnica especializada para avaliar e executar procedimentos de revitalização e preservação da árvore. Uma das recomendações dos técnicos foi para que fosse colocada uma grade em um raio de, no mínimo, cinco metros de proteção em torno do tronco da samaumeira, para impedir o trânsito de veículos, o que deverá ser atendido, brevemente.
Índios e ribeirinhos afirmam que, quando alguém se perde na floresta, o tronco da sumaúma (como também é conhecida a samaumeira) serve de morada nas pernoites. As próprias sapopembas (tronco) são usadas como tambores, e, quando batidas fortemente, produzem um ruído ouvido a quilômetros de distância.
A seiva da sumaúma é utilizada, fartamente, no tratamento de doenças dos olhos e uma espécie de algodão produzida por ela, junto com suas sementes, é fartamente utilizada para produzir almofadas no interior do estado. Além disso, a sumaúma é não apenas a árvore mais alta da Amazônia, como com certeza, uma das mais belas por causa de seu tronco retílio, seu porte nobre no meio da floresta, e sua folhagem verde cana com um desenho original, muitas vezes parecendo um telhado da natureza (trecho do blog: http://www.blogdafloresta.com).
 
SERVIÇO:
                                          Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário