domingo, 21 de agosto de 2011

A Beleza do Amor

Pesquisa indica que casais consideram parceiros mais belos do que aparentam aos olhos de outras pessoas
Talita Boros
O amor é realmente cego. Pelo menos é o que aponta um novo estudo da Universidade de Groningen, na Holanda, que mostra que homens e mulheres normalmente pensam que seus companheiros são mais atraentes fisicamente do que realmente são. Essa “ilusão positiva” sobre o parceiro, segundo os cientistas, ajuda a manter a estabilidade emocional e o otimismo na relação. Segundo a psicanalista Tatiana Ades, o motivo disso é que a atração e a beleza são dois fatores ligados à afetividade. “Quem está apaixonado vê o outro de forma totalmente diferente. A paixão mexe com a química e altera os sentidos. Isso torna o parceiro mais belo”, explica.


A pesquisa foi realizada com 70 casais heterossexuais, com idade entre 18 e 37 anos e relacionamento médio de 2 a 3 anos. Todos eles avaliaram as próprias fotos, do parceiro e dos outros participantes. Na análise da avaliação, os cientistas perceberam que tanto os homens quanto as mulheres deram uma nota muito maior para si e para os companheiros do que as outras pessoas do estudo.


Os pesquisadores holandeses agora querem descobrir se essa visão positiva do parceiro permanece em relacionamentos mais duradouros. Na avaliação da psicanalista, a resposta é sim. “Apesar de com o fim da paixão a química diminuir, no amor saudável, depois de anos de relacionamento, essa visão sobre o outro continua. Isso só muda se tiver um desestímulo”, completa Tatiana.


Estudos anteriores mostravam que as pessoas tinham uma visão positiva sobre o parceiro apenas com relação ao comportamento. A maioria considerava o outro mais inteligente ou amável do que realmente era. Entretanto, esta é a primeira vez que a aparência física é ligada a essa visão.

Um comentário:

  1. Coincidência ou não meu marido não deixa a desejar a nenhum Brad Pitt.

    ResponderExcluir