sábado, 17 de setembro de 2011

MP do Rio investiga empresa alemã autora de game que procura "rei dos favelados"

Rodrigo Teixeira

  • Site alemão faveladogame.com mostra estatísticas alcançadas por jogadores
    Site alemão faveladogame.com mostra estatísticas alcançadas por jogadores
“Torne-se um favelado! Grátis e sem riscos!” Essa é a bandeira do “Favelado Game” do site alemão www.faveladogame.com, que promove a violência e a busca por um “rei dos favelados” -- e também enaltece a miséria de moradores em comunidades cariocas. Quem não achou graça na brincadeira promovida pelo site foi o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que abriu investigação para apurar abusos.

Moradores de comunidades como Vidigal, Vigário Geral, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, entre outras, ficaram indignados como o site os retrata e denunciaram preconceito ao Ministério Público. No game, o jogador vira favelado e pode ganhar dinheiro catando lata ou cometendo crimes.

Na internet desde 2008, o jogo vem causando polêmica nos 30 países em que foi lançado. Aqui, o MP apura se há incentivo ao preconceito contra moradores de favelas e à prática de crimes.

Segundo a assessoria de imprensa do MP do Rio, ainda não houve denúncia, e a investigação está na fase inicial, levantando informações sobre o site em um procedimento interno da instituição. Um pedido de esclarecimento já foi pedido à empresa Farbflut Entertainment, sediada em Hamburgo, Alemanha, responsável pelo site. Se houver denúncia, a ação deverá ser encaminhada para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

A Farbflut Entertainment GmbH afirma que os fundadores e diretores, Marius Follert e Niels Wildung, ambos com 21 anos, criaram o jogo em 2007,  e que o “Favelado Game” não faz um retrato fiel da realidade. “O jogo visa, através de sua concepção satírica, nem sempre politicamente correta, a alertar os jovens, de forma lúdica, sobre os problemas dos menores de rua, iniciando também uma discussão sobre as enormes diferenças entre as classes no Brasil”, afirmam em uma das páginas do site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário