domingo, 25 de setembro de 2011

Naturais e Perigosos

Anvisa proíbe venda de 9 ervas sem registro, apresentadas como medicamentos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de nove fitoterápicos (veja quadro), ervas vendidas como remédios para diversos males. A medida foi tomada porque os produtos não tinham registro na agência. Todos os medicamentos que passam pelo processo de registro no órgão público têm sua procedência e eficácia verificada. Sem isso, os produtos podem não ter efeito algum ou causar danos à saúde.


O especialista em fitoterápicos, Ricardo Tabach, da Universidade Federal de São Paulo, alerta que o uso das ervas pode causar reações adversas graves, que, na maioria das vezes, não são relacionadas com a ingestão de chás e imersões. “Muitas dessas ervas são, sim, remédios. Exatamente por isso não podem ser tomadas para tratar problemas graves sem orientação médica.”


Ele aponta que sempre que o paciente queira experimentar qualquer tipo de erva deve comunicar ao seu médico, assim ele pode tentar evitar interações com remédios sintéticos que produzam efeitos colaterais. “A ingestão de um chá junto com um remédio comum pode provocar problemas complicados, mas que dificilmente serão relacionadas com o chá. Infelizmente, a maioria dos médicos ainda não tem conhecimento sobre os fitoterápicos, mas, de qualquer forma, é importante essa comunicação”, diz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário