segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Sesa Implanta Banco de Preservativos em Faculdades do Estado


A Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, veiculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), promove nos dias 5 e 6 deste mês uma oficina para implantação do Banco de Preservativo na Faculdade Seama. A capacitação acontece na própria instituição e tem como objetivo treinar 40 acadêmicos de diversas áreas do conhecimento que ficarão responsáveis pela condução das ações de prevenção vinculadas à disponibilidade de preservativos. O encontro acontece no auditório da Seama, a partir das 8h.
O Projeto Saúde e Prevenção nas Universidades (SPU) já foi implantado nas faculdades Fama, Madre Tereza e Universidade Federal do Amapá. De acordo com o coordenador do projeto, Vencelau Pantoja, ao analisar a série histórica dos casos de Aids do Estado se viu necessário o acesso gratuito ao preservativo pela classe estudantil.
"Constatamos que na última década houve um crescimento da epidemia de Aids em pessoas com ensino médio completo; superior incompleto e completo. Em função desta análise, esta coordenação propôs o projeto Saúde e Prevenção na Universidade (SPU) visando implementar o Banco de Preservativos nas instituições de ensino superior", explica Vencelau.
Até junho deste ano foram disponibilizados nos três bancos aproximadamente 12 mil preservativos. "Queremos ampliar o acesso aos insumos de prevenção a este público específico, bem como sensibilizar os futuros profissionais de saúde e educação para a quebra de tabus relacionados à prevenção das DST/HIV/Aids, além de provocar o debate nas instituições de ensino superior quanto a saúde sexual, reprodutiva e adoção de práticas do sexo mais seguro", conclui o coordenador.

Sesa (Secretaria de Estado da Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário