quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Embaixador da Bélgica visita a Unifap

 

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) recebeu no início do mês de novembro a visita do embaixador da Bélgica, Claude Misson. O objetivo do encontro foi identificar o interesse da Unifap em estabelecer parcerias com as 10 principais universidades da Bélgica, principalmente no sentido de intercâmbio de estudantes, professores de graduação e pós-graduação. O reitor e vice-reitor da Unifap, José Carlos Tavares e Antônio Filocreão, respectivamente, participaram da pauta.

Claude Misson mostrou interesse pelas pesquisas desenvolvidas pela Unifap no campo ambiental, biodiversidade tropical, combate de enfermidades com recursos naturais e nanotecnologia em fármacos. Segundo o professor José Carlos Tavares, a reunião foi o passo inicial para outros desdobramentos. "Nós vamos buscar pontos de interesses mútuos para parcerias. Posteriormente outros convênios podem vir a ser realizados, a exemplo do que ocorre atualmente entre a Unifap e universidades da França, Espanha e Portugal", explicou o reitor Tavares.

A construção do campus binacional, no município de Oiapoque, também despertou interesse no representante belga. A possibilidade de hospedar pesquisadores brasileiros e estrangeiros em uma área com grande potencial para pesquisas em meio ambiente e comunidade tradicionais como as indígenas, por exemplo, foi amplamente debatida. Depois de terminado, o campus binacional de Oiapoque será base importante para essa troca de experiências. Tavares explicou que a estrutura do campus vai permitir uma boa logística aos pesquisadores.

A troca de informações vai continuar. O embaixador belga se comprometeu a enviar um relatório com informações minuciosas sobre as principais universidades da Bélgica para estudo. O professor Tavares se incumbiu de socializar essas informações com toda a comunidade acadêmica e retribuir com um relatório igualmente minucioso sobre a Unifap. O embaixador  visitou também o município de Laranjal do Jarí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário