sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mais de 600 estudantes visitam a exposição “Anistia e Democracia”

É com o tema "Anistia e Democracia: para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça", que o Governo do Amapá, por meio da Escola de Administração Pública (EAP), está promovendo no Estado uma exposição, que iniciou dia 22 de novembro e se estende até este sábado, 26, na Fortaleza de São José de Macapá. A exibição histórica é aberta à classe estudantil e ao público em geral e já recebeu cerca de 600 visitantes.Em Macapá, estimativa é que até o encerramento da exposição, que acontece neste sábado, cerca de 1.000 pessoas passem pela Fortaleza de São José
Com o objetivo de contribuir para o resgate e reflexão da história do país e dar oportunidade à sociedade civil de compreender a luta pela redemocratização do Brasil, atuando como instrumento de consolidação da democracia, que o Governo do Estado do Amapá, em parceria com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, abraça esse resgate histórico, social e político.

Durante a abertura, foi lançada a pedra fundamental do Monumento da Memória e referendado pela Carta do Amapá durante evento da Anistia Política, realizado em agosto deste ano. A exposição segue uma trajetória histórica sobre as lutas na época da ditadura até as conquistas históricas da liberdade.

Segundo a diretora da EAP, Izabel Cambraia, esta exposição é importante para sensibilizar os jovens sobre questões da história do Brasil. "Há um distanciamento das novas gerações com os fatos históricos do país, ocorridos na época do regime militar, pois se aproveita a liberdade, sem a consciência que muitas pessoas sofreram e lutaram para conquistá-la", explica.
De acordo com o professor de história, Hermano Araújo, os alunos que visitaram a exposição alcançaram a margem de 80% de interesse pelo tema anistia e democracia.

Para a aluna da 8ª série, da Escola Estadual Reinaldo Damasceno, Tânia Mara, esta exposição vai ampliar seu aprendizado quanto a história do Brasil. "Só tenho a agradecer por esta apresentação estar acontecendo, pois estamos tendo uma aula de história e vai ser muito importante para nosso projeto sobre ditadura militar, que vamos fazer na escola. O que mais aprendi nessa visita, é que devemos sempre lutar pelos  direitos humanos".

A exposição está percorrendo todo o Brasil, já passou por Brasília, Porto Alegre e agora o Amapá. O próximo estado será Salvador. Em Macapá, a estimativa é que até o encerramento, que acontece neste sábado, aproximadamente 1.000 pessoas passem pela Fortaleza de São José e conheça um pouco mais sobre as pessoas que lutaram pela liberdade, contra a ditadura, e fizeram a diferença na construção de um Brasil democrático.

Assessoria de comunicação/EAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário