quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Prefeitura de Macapá intensifica realização de exames de PCCU na semana de combate ao Câncer

  
Dia 27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. O tema escolhido para a campanha no município de Macapá, este ano é “Homens e Mulheres Unidos na Prevenção do Câncer”. O objetivo é conscientizar e chamar a atenção da comunidade dos principais fatores de risco, além de estimular para que façam os exames para detecção precoce da doença e assim proporcionar maiores condições de cura e qualidade de vida desses pacientes.

Neste sentido a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da coordenadoria de Doenças Crônico-Degenerativas, está realizando a Semana de Combate ao Câncer. Desde segunda-feira (21), o exame Preventivo de Câncer de Colo do Útero (PCCU), também conhecido como papanicolau está sendo intensificada nas unidades de saúde da capital, com exceção do Pacoval, Cidade Nova e Marabaixo. As unidades também estão trabalhando a prevenção, através da distribuição de material informativo sobre o câncer de mama e útero.

Todas as mulheres, principalmente aquelas com mais de 30 anos, devem fazer o preventivo (PCCU). “O câncer de colo uterino, juntamente com o câncer de mama, estão entre as principais causas de mortalidade entre as mulheres brasileiras e o Estado do Amapá é o 6° com maior índice dessa doença. É de fundamental importância que as mulheres aproveitem esse momento e compareçam nas unidades de saúde de Macapá e realizem o exame”, enfatizou a Secretária de Saúde do Município, Socorro Nascimento.

Além disso, a Semsa é parceira da I Semana Estadual de Prevenção ao Câncer do Instituto Joel Magalhães (IJOMA). No dia 26 (sábado), as equipes de saúde da secretaria estarão realizando 150 exames de PCCU durante ação na quadra da Igreja Jesus de Nazaré. As equipes de saúde também estarão nas escolas de Macapá levando informações com orientações dos fatores de risco e prevenção.

A coordenadora de Doenças Crônico-Degenerativas, Fernanda Barata, falou da importância das mulheres realizarem este tipo de exame anualmente. “O PCCU é um exame que tem papel importante na redução do câncer uterino, pois além de diagnosticar serve como forma de prevenção, podendo reduzir em até 70% a mortalidade”, finalizou a coordenadora.

Por Comunicação PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário