sábado, 19 de novembro de 2011

Semana da Consciência Negra inicia com programação cultural

Ao som dos tambores e apresentação de diversos grupos culturais, teve início nesta sexta-feira, 18, na área externa da Fortaleza de São José de Macapá, a Semana da Consciência Negra e o XVII Encontro dos Tambores do Estado. 

Na cerimônia de abertura, representantes de diversos segmentos culturais realizaram uma singela homenagem em memória a Zumbi dos Palmares, líder negro, símbolo da resistência negra contra a escravidão.

Kelson Vaz chefe de gabinete da casa civil enfatizou a importância do encontro, que além das grandes manifestações culturais, promove também a realização de debates e discussões sobre as políticas públicas para as comunidades afrodescendentes, o que, segundo ele, ajudará a trilhar com mais clareza as políticas voltadas para estes povos.
 
"A Semana da Consciência Negra é um evento importante para os afrodescendentes, pois é o momento em que se vai discutir a realidade destes povos e a importância das comunidades quilombolas para a construção dessa sociedade, que hoje representa aproximadamente 70% da comunidade amapaense", afirma o secretário de Cultura, Zé Miguel.

Após a cerimônia de abertura, foi à vez das comunidades entrarem em cena, com as apresentações de diversas manifestações culturais. Com saias coloridas e muita alegria, várias comunidade reuniram-se em uma grande roda de marabaixo, que contagiou o público e alegrou ainda mais o grupo de hip-hop, que este ano, ganhou maior destaque durante a programação.

Manifestações religiosas e grupos de capoeira também fizeram parte da programação, que continuará durante toda a semana e terá seu destaque maior no dia 20 deste mês, com a Caminhada de Zumbi dos Palmares e a Missa dos Quilombos.

Karla Marques/Secom



Nenhum comentário:

Postar um comentário