domingo, 18 de dezembro de 2011

Amapá é representado na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas

Aconteceu em Durban, na África do Sul de 28 de novembro a 9 de dezembro 17ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-17).

Representates do Amapá a diretora-presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Ana Euler, e o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Grayton Toledo se fizeram presente no evento. 

A 17ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-17) adotou decisão histórica na África do Sul. Foi firmado acordo para dar um novo rumo na luta global contra as alterações climáticas nas próximas décadas.

A conferência, com 194 nações, concordou em iniciar negociações para que todos os países adotem o mesmo regime jurídico e cumpram seus compromissos de controlar os gases que produzem o efeito estufa. O acordo global seria adotado em 2015 para entrar em vigor no mais tardado até 2020.

Atualmente, apenas países desenvolvidos têm metas de redução de emissões vinculadas ao Protocolo de Kyoto, assinado em 1997. Estes compromissos expiram no ano que vem, mas serão estendidos por mais cinco anos, conforme o acordo alcançado neste domingo.

O texto aprovado prevê participação de todos os países no processo para reduzir o volume de carbono na atmosfera. Vale inclusive para os menos desenvolvidos, o que era condição imposta pela União Europeia para se somar à prorrogação do Protocolo de Kyoto. Países como Rússia, Japão e Canadá, no entanto, relutam em fazer parte da próxima fase do protocolo.

O pacote aprovado inclui ainda a criação do Fundo Verde para o Clima, estipulado em Cancún, no México. A meta seria ajudar países em desenvolvimento a enfrentar os estragos da mudança climática. 

Impasses entre União Europeia, Índia, China e Estados Unidos quase fizeram a negociação fracassar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário