quarta-feira, 28 de março de 2012

Prefeitura tem aprovação para adquirir unidade de saúde fluvial

  A Secretaria Municipal de Saúde recebeu parecer favorável, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), para aquisição de uma Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF). A UBSF será financiada com recurso do Ministério da Saúde e irá garantir a saúde das populações ribeirinhas do Arquipélago do Bailique.

A unidade fluvial vai possuir estrutura física com pronto atendimento, farmácia, consultório médico, sala de Coleta de PCCU/sala de enfermagem, gabinete odontológico, laboratório, sala de Vacina, área de espera, banheiros para usuários e servidores, camarotes masculino e feminino, refeitório, espaço para redes, copa e depósito de materiais.

O funcionamento é igual de uma unidade de saúde comum, o diferencial é que a estrutura é montada num barco que chegará até a casa do ribeirinho. Além disso, trabalhará com equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF) composta de médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogo e auxiliar de saúde bucal.

Com a nova estrutura as comunidades ribeirinhas terão disponíveis serviços de consulta médica, de enfermagem, atendimentos odontológicos, imunização, coleta de PCCU, atendimento dos grupos de HIPERDIA, pré-natal, exames laboratoriais, educação em saúde e todos os programas preconizados pelo ministério da Saúde.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Otacílio Barbosa, a Semsa está no aguardo da aprovação do Ministério da Saúde. “O projeto já foi aprovado nas duas instancias preliminares, Conselho Municipal de Saúde e CIB. Assim que o Ministério da Saúde der parecer favorável, acreditamos que num prazo de dois meses a Ubsf entrará em funcionamento”, frisou Otacílio Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário