terça-feira, 3 de abril de 2012

Semsa estuda possibilidade de implantar monitoramento de pacientes do Hiperdia via satélite

Macapá poderá ser a primeira capital nacional a implantar sistema de monitoramento de pacientes hipertensos e diabéticos via satélite. A Secretaria de Saúde está estudando a possibilidade de implantação do sistema junto aos pacientes cadastrados no Programa de Controle de Hipertensos e Diabéticos (Hiperdia).

Novo invento que controla a diabetes e a pressão alta a distância, não necessita de muita tecnologia, basta que o paciente tenha em casa por algum momento do dia, uma tomada com energia elétrica, explicou o Coordenador de Saúde Jonatas Firmino.

“Não há necessidade de telefone, computador ou internet. O paciente fará as verificações de rotina da glicose ou pressão arterial normalmente. O aparelho armazena os dados e quando conectado ao transmissor emite para o satélite. Esses dados podem ser acessados, via internet, de qualquer lugar do mundo”, disse Jonatas Firmino.

Com este mecanismo ganha a população. Comunidades mais isoladas serão monitoradas a distância e as equipes multidisciplinares formadas por nutricionista, psicólogo, enfermeiro, agente comunitário de saúde, do Estratégia Saúde da Família, farão as intervenções necessárias na orientação dos pacientes, frisou o secretário de Saúde, Otacílio Barbosa.

“Nossos pacientes que moram nas mais distantes localidades, serão altamente beneficiados. Muitas vezes eles não cumprem a determinação médica de verificar os índices diariamente e com esse novo mecanismo o médico saberá se eles estão seguindo as orientações corretamente”, disse o secretário.

O monitoramento, quase que em tempo real dos dados diários do portador das duas enfermidades trará grande benefício aos doentes, uma vez que o médico terá controle absoluto dos resultados. Consequentemente trará uma redução de gastos significativa para a saúde pública, pois com a doença estabilizada o paciente reduz o potencial sequelante próprio dessas patologias que aumenta substancialmente o gasto no sistema de saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário