terça-feira, 7 de agosto de 2012

TRE-AP convoca mesários para as Eleições 2012

Este ano o TRE-AP precisará contar com o apoio 5.371 mesários em todo o estado. Em Macapá, a 2ª e a 10ª Zonas Eleitorais já enviaram 2.790 correspondências convocando os eleitores para o trabalho do próximo pleito.

Depois de receber a carta convocatória, o eleitor tem o prazo de 5 dias para se apresentar nas Zonas Eleitorais e assim, serem nomeados como mesários ou no caso de impedimentos, para apresentar sua justificativa.

Não pode ser mesário o candidato e seus parentes de até 2º grau; Os membros de diretórios de partidos políticos; Os policiais militares, civis e bombeiros e os servidores da Justiça Eleitoral. Quem for convocado e simplesmente não atender o chamado da Justiça Eleitoral poderá responder processo administrativo e ainda ter de pagar multa.

A mesa receptora de votos terá quatro mesários. Eles são responsáveis por organizar a sala, ligar as urnas, orientar os eleitores e finalizar a votação. Em Macapá, o treinamento dos mesários vai do dia 11 a 21 de setembro.

E mais, quem trabalha como mesário ganha dois dias de folga para cada dia trabalhado e de treinamento. O mesário também recebe auxílio-alimentação, um certificado da Justiça Eleitoral e tem preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital. Também possível usar as horas trabalhadas como atividade curricular complementar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário