domingo, 16 de setembro de 2012

Notícias da semana


Brasil quebra recorde de ouros na Paraolimpíada: Assim com os atletas olímpicos, os paraolímpicos brasileiros também fizeram história em Londres. Com o ouro de Tito Sena na maratona classe T46 no último dia de competição, em 9 de setembro, o Brasil chegou a 21 ouros, meta do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e recorde. Só não foi possível superar o maior número de medalhas em uma edição, atingido em Pequim-2008, com 47. Na capital inglesa foram 43, com mais 14 pratas e 8 bronzes. Resultados que deixaram o País em 7o lugar na classificação geral, atrás de China, Rússia, Grã-Bretanha, Ucrânia, Austrália e Estados Unidos.




Nove morrem em tiroteio com a Rota na Grande SP: Operação policial da Rota, grupo de elite da PM-SP, resultou em nove mortos e cinco presos na semana passada, em Várzea Paulista (a 54 km da capital). Segundo a Secretaria de Segurança, a Rota recebeu denúncia anônima sobre o julgamento de um suspeito de estupro por um “tribunal do crime” – prática atribuída à facção criminosa PCC, em que os próprios criminosos julgam e condenam outros. Houve troca de tiros com os 40 policiais que foram ao local. Nenhum deles se feriu. Na casa alugada foram apreendidas uma granada, um dinamite, uma metralhadora, duas espingardas, sete pistolas, quatro revólveres, cinco veículos roubados e 20 quilos de maconha. Foi o maior número de mortes em ação da PM paulista. desde 2006.



Tráfico mata seis no Rio: Seis rapazes com idades entre 16 e 19 anos foram assassinados no Parque de Gericinó, em Mesquita, na Baixada Fluminense (RJ). Os garotos estavam desaparecidos desde o dia 8. Os corpos foram encontrados com marcas de tiros e facadas na rodovia Presidente Dutra, próximo ao bairro de Jacutinga, também em Mesquita. Segundo a polícia, a rivalidade entre facções criminosas pode ter sido o motivo da chacina. Os jovens moravam na região do Cabral, em Nilópolis, controlada por adversários dos traficantes que dominam a favela da Chatuba, localizada próxima ao parque. O velório dos garotos, no último dia 11, reuniu mais de 500 pessoas. A polícia confirmou que eles não tinham envolvimento com o tráfico de drogas.



As vantagens de ser um bom pagador: Bons pagadores poderão ter melhores condições de crédito a partir de agora. A presidente Dilma Rousseff assinou no último dia 10 o decreto que oficializa a criação do cadastro positivo. O texto prevê taxas de juros menores aos consumidores que mantêm as contas em dia. Com a medida, o governo espera reduzir o spread bancário –  termo usado para explicar a diferença entre os juros pagos pelos bancos na captação de recursos e o valor cobrado por eles  ao conceder um empréstimo aos clientes. Em outros países, a criação do cadastro ampliou o acesso ao crédito e reduziu os juros.



Mais ataques contra os EUA em 11 de setembro: Exatos 11 anos após os atentados ao World Trade Center e ao Pentágono, nos EUA, os norte-americanos foram atacados novamente no último 11 de setembro, desta vez no norte da África e supostamente contra um filme que seria ofensivo ao profeta Maomé. Na Líbia, manifestantes invadiram e incendiaram o consulado norte-americano da cidade de Benghazi, em ataque com armas e granadas que resultou na morte do embaixador dos Estados Unidos na Líbia, Chris Stevens, de 52 anos, e de outros três membros de sua equipe. No Egito, os protestos ocorreram na embaixada norte-americana do Cairo, onde a bandeira dos Estados Unidos foi arrancada e substituída por uma do Islã (foto).



Marta Suplicy é a nova ministra da Cultura: A senadora Marta Suplicy aceitou o convite feito pela presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Cultura, após a saída da cantora Ana de Hollanda, que teve seu trabalho questionado pela presidente, apesar do agradecimento em nota oficial pelo “empenho e os relevantes serviços prestados ao País”. Marta comandou o Ministério do Turismo entre 2007 e 2008, na gestão de Lula, foi prefeita de São Paulo entre 2001 e 2004 e, atualmente, aos 67 anos, cumpre mandato no Senado, para o qual foi eleita com mais de 8 milhões de votos em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário