segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Promotora da Infância e Juventude realiza palestra sobre Bullying

O Ministério Público do Amapá, por meio da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, deu início ao ciclo de palestras que fazem parte do projeto “Bom dia, Escola” criado pela Promotoria. A palestra foi ministrada pela promotora da Infância e Juventude Lindalva Gomes. Os encontros serão realizados nas escolas públicas e particulares com o objetivo de discutir temas que envolvem o universo da educação e proteção à criança e ao adolescente, como o Bullying.
 
Durante a palestra, foram abordados temas como moral e ética para os professores, psicólogos e orientadores presentes. O evento foi realizado através de convite feito pelo Colégio Santa Bartolomea. “Estamos lançando este projeto, a palestra sobre o Bullying é um dos assuntos que podem ser abordados, pois esse é um comportamento anti-social que passa principalmente por esta fase escolar”, informou a promotora de Justiça Lindalva Gomes.
 
Segundo a diretora pedagógica do Colégio, Irmã Nelizia Colares, a prevenção e o combate à violência na escola ocorrem por meio de palestras e orientações. “Tivemos o cuidado de preparar os nossos educadores para terem um olhar atento para os casos de violência, como forma de haver aproximação necessária para dar suporte as vítimas e orientar agressores”, disse a diretora.
 
Para o procurador-geral de Justiça, Iaci Pelaes dos Reis, é necessário haver difusão de conceitos, análise do comportamento dos alunos e das consequências deste fenômeno. “Estamos apoiando este projeto da Promotoria de Infância e Juventude, pois tratar desses assuntos significa enfrentar a violência nas escolas para obter a paz”, ressaltou Iaci Pelaes.
 
Sobre o assunto
O Bullying é uma violência silenciosa, que é muitas vezes considerada apenas brincadeira de criança, porém, a prática deste fenômeno mundial pode atingir todas as classes sociais e tem efeitos que podem causar desde a baixa auto-estima ao suicídio. Intimidar, agredir, ignorar e humilhar grupos ou indivíduos são atos que caracterizam o Bullying. Uma nova forma de prática deste fenômeno veio com o advento das mídias sociais, o Cyberbullying, que ocorre através da difamação, humilhação ou ameaça a alguém através de redes sociais, comunidades, blogs e fotologs.
 
SERVIÇO:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato (96) 3198-1616. E-mail: asscom@mp.ap.gov.br
 
 
Digo:
 
   O ministério público está de parabéns pela iniciativa. o problema do bullyning está aí escancarado e se faz necessário ser encarado de frente, pois tem trazido as vítimas feridas que muitas vezes passa anos e ela continua aberta sangrando. Não podemos aceitar mais o adolescente, a criança muitas vezes na própria escola perder sua identidade por conta de "apelidos" que é obrigado a carregar pra diversão de outros. 
   É necessário um trabalho de conscientização principalmente em casa e na escola e eu enquanto educadora tenho uma preocupação e procuro está atenta ao comportamento de meus alunos em sala, procurando conscientizar que somos seres únicos, logo especiais, e por isso há aquele gordinho, o magrinho, o de cabelo cacheado, o de cabelo lisinho, o extrovertido, o mais tímido enfim  mas o importante é que todos têm o seu valor e a contribuir no meio em que está inserido.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário