quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Discursão Saúdavel
População pode ter acesso à medicina natural



Nesta quinta-feira, 1º de setembro, a importância da medicina natural será pauta na Assembleia Legislativa do Estado. O objetivo é mostrar para a população a importância do tratamento como forma alternativa para diminuir a demanda nos hospitais.

Em Macapá, a população pode contar com os serviços do Centro de Referência em Tratamento Natural (CRTN), que disponibiliza serviços de acupuntura, acupuntura PNI, assistência farmacêutica, clínica médica, enfermagem, fisioterapia/cinesioterapia, fonoaudiologia, geoterapia, massoterapia, energia musical, nutrição/trofoterapia, palestra do acolhimento, entre outras atividades.

Francimar de Araújo, 48 anos, desde janeiro de 2010, usufrui de todos os serviços do CRTN. "É importante ter em nosso Estado esses serviços de terapias. Hoje, tenho muitos amigos, pessoas que passaram por problemas iguais aos meus. Atualmente, possuímos uma vida alegre e muito mais saudável", esclarece.

Maria dos Santos, 59 anos, sofria de dores nas articulações, colesterol alto, hipertensão arterial, falta de apetite, e em busca de melhora procurou o centro. "Sou da cidade de Marabá, no Pará, fiquei sabendo dos serviços que a rede pública do Amapá está oferecendo, e aqui encontrei a melhora de vários problemas de saúde que venho enfrentando, por isso passei a morar em Macapá", concluiu.


Uma historia de sucesso
 O CRTN é o único órgão da região Norte que comporta e pratica a medicina popular. O Centro atua na área de fitoterapia, psicologia, dietoterapia, fisioterapia, massoterapia, homeopatia, assistência farmacêutica em homeopatia e serviço social. Inaugurado em 27 de maio de 2004, o CRTN foi pensado para criar formas alternativas, simples e viáveis de atendimento às comunidades através da organização, preparação e utilização da medicina natural.

Dentre os tratamentos que se destacam no Centro está a massoterapia. A massagem provoca a dilatação dos pequenos capilares, aumentando o fluxo sanguíneo nas áreas massageadas. Quando realizada em musculatura com contratura, auxilia a drenagem de substâncias tóxicas, como os produtos de degradação do metabolismo e o ácido lático, relaxa as fibras musculares e alivia a dor.

"O CRTN veio oferecer à população amapaense acesso a métodos terapêuticos de comprovação científica, buscando sempre proporcionar saúde e a qualidade de vida da comunidade e é por isso que na nossa administração sempre iremos dar apoio diferenciado a esse órgão", afirmou o secretário de Estado da saúde, Edílson Afonso.

O Centro de Referência em Tratamento Natural (CRTN) realizou aproximadamente 37 mil procedimentos médicos nos primeiros seis meses deste ano. Os serviços ocorreram no prédio do CRTN, localizado na avenida FAB, nº 849, em frente a Prefeitura Municipal de Macapá. No mesmo período, de janeiro a junho, o CRTN contabilizou mais de 7 mil atendimentos em ações itinerantes em diversas instituições.

Alieneu Pinheiro/Sesa

Do Blog

Não é de hoje que o CRTN realiza um excelente trabalho, os profissionais que ali prestam serviço merecem os parabéns, são sempre muito atenciosos e prestativos. Acho bacana que esse trabalho não somente se prendeu ao prédio mas vão  as escolas, órgão 
público, em ações aonde são solicitados.                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário