quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ministro agora fala em ampliar horas de aula por dia nas escolas

LARISSA GUIMARÃES

O Ministério da Educação defende agora a ampliação do número de horas de aula por dia nas escolas do país. No mês passado, o ministro Fernando Haddad (Educação) anunciou o plano de aumentar a jornada obrigatória dos estudantes. No entanto, o ministério defendia com mais afinco a ideia de ampliar o número de dias letivos (de 200 para 220), sem mexer na carga horária.  

A tendência agora é aumentarmos o número de horas/aula [em vez de dias letivos]", disse Haddad, ao sair de uma audiência na Comissão de Educação do Senado.
De acordo com o ministro, o número de feriados a cada ano praticamente inviabiliza a ampliação do número de dias letivos nas escolas. Com isso, a alternativa mais viável seria o aumento de carga horária diária, segundo Haddad. 

O MEC trabalha com a ideia de incluir, inicialmente, ao menos 40 minutos a mais de aula por dia. 

ENEM
Durante a audiência no Senado, o ministro defendeu a exigência de uma maior participação dos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Hoje, o desempenho de uma escola no Enem só é divulgado quando pelo menos 2% de seus alunos participam do exame. Haddad disse que esse percentual deveria ser maior, mas não precisou quanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário