terça-feira, 22 de novembro de 2011

Autoridades francesas chegam ao AP para Encontro Transfronteiriço
Representantes da Guiana Francesa chegaram a Macapá para participar da VII Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça Brasil/FrançaNa noite desta segunda-feira, 22, representantes da Guiana Francesa chegaram a Macapá para, entre outras atividades, participar da VII Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça Brasil/França. A atividade, que vai acontecer nos dias 24 e 25 de novembro, no Cetal Ecotel, reunirá autoridades, representantes do Governo do Estado do Amapá, governo federal, prefeituras, bancada amapaense e sociedade civil.

Para a consulesa do Brasil em Caiena, Ana Lélia Beltrame, a partir de agora parte do que for acordado durante os dois dias de encontro norteará a fase de execução.
"Nossa expectativa é poder acertar alguma cooperação entre o Brasil e a Guiana Francesa para incentivar a criação de empregos no Amapá e na região da fronteira", destacou.
"Não são coisas deslumbrantes, mas é um pequeno passo a passo que a gente vai fazendo. Esperamos poder concretizar", concluiu Beltrame.

Um dos assuntos discutidos durante a reunião é em relação ao acordo entre a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a Escola de Comércio e Gestão, da Câmara de Comércio da Guiana Francesa, visando a troca de estagiários. Ainda na área educacional, também será abordado o funcionamento dos cursos internacionais do campus da Unifap que será implantado no Oiapoque.

"Também vamos discutir a questão do seguro para os carros, caminhões e ônibus que vão passar na futura ponte binacional, que está um pouco difícil, porque fica muito caro para o lado da Guiana Francesa. Mas vamos tentar chegar a um lugar comum", disse a consulesa.
Os representantes também falarão sobre a implantação do Conselho do Rio Oiapoque, um órgão pelo qual será possível conciliar todas as ações de governo no rio Oiapoque para oferecer empregos e tentar diminuir as atividades garimpeiras na região.

Ewerton França/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário