Autoridades francesas chegam ao AP para Encontro Transfronteiriço

Para a consulesa do Brasil em Caiena, Ana Lélia Beltrame, a partir de agora parte do que for acordado durante os dois dias de encontro norteará a fase de execução.
"Nossa expectativa é poder acertar alguma cooperação entre o Brasil e a Guiana Francesa para incentivar a criação de empregos no Amapá e na região da fronteira", destacou.
"Não são coisas deslumbrantes, mas é um pequeno passo a passo que a gente vai fazendo. Esperamos poder concretizar", concluiu Beltrame.
Um dos assuntos discutidos durante a reunião é em relação ao acordo entre a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a Escola de Comércio e Gestão, da Câmara de Comércio da Guiana Francesa, visando a troca de estagiários. Ainda na área educacional, também será abordado o funcionamento dos cursos internacionais do campus da Unifap que será implantado no Oiapoque.
"Também vamos discutir a questão do seguro para os carros, caminhões e ônibus que vão passar na futura ponte binacional, que está um pouco difícil, porque fica muito caro para o lado da Guiana Francesa. Mas vamos tentar chegar a um lugar comum", disse a consulesa.
Os representantes também falarão sobre a implantação do Conselho do Rio Oiapoque, um órgão pelo qual será possível conciliar todas as ações de governo no rio Oiapoque para oferecer empregos e tentar diminuir as atividades garimpeiras na região.
Ewerton França/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário