quarta-feira, 25 de julho de 2012

Amapá entra na rota internacional de transporte de carga marítima

Amapá passa a contar a partir de agora com uma nova linha de navegação marítima comercial, que colocará o Estado em contato com mais de 150 países
 O Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da vice-governadora Dora Nascimento, que na ocasião representou o governador Camilo Capiberibe, participou nesta quarta-feira, 25, da escala inaugural do armador da companhia francesa CMA CGM, na Companhia Docas de Santana (CDSA). 

A partir deste momento, o Amapá passa a contar com uma nova linha de navegação marítima comercial CMA CGM, que colocará o Estado em contato com mais de 150 países.

O Amapá, com sua localização privilegiada em relação à posição geográfica, que permite por meio do Porto de Santana conexão com portos de outros continentes, com essa linha marítima, consolida uma relação direta com a Europa, Caribe, Estados Unidos e União Europeia, servindo como porta de entrada e saída da região Amazônica.

Segundo o presidente da Companhia Docas de Santana, Riano Valente, os benefícios dessa nova linha marítima serão de reduzir custos com os produtos importados e exportados.

"Vamos reduzir os custos das importações em torno de 50% do valor do frete, e o frete logicamente reflete no preço dos produtos comprados em importadoras. Essa linha vai reduzir a distância, os produtos não precisarão ir para outro Estado, sairão diretamente daqui e chegarão ao próprio Porto de Santana, que tem estrutura logística empresarial adequada", enfatizou.

O CMA CMG é o terceiro armador mundial em transporte de contêiner e o primeiro da França, contando com 396 navios em 170 rotas de navegação, oferecendo agilidade e segurança em transporte de cargas.
 
De acordo com a vice-governadora Dora Nascimento, o governo do Estado tem trabalhado constantemente para colocar o Amapá no cenário internacional. "Sem dúvida alguma, é uma vantagem muito cooperativa. O governo já se propôs a trabalhar de forma compartilhada e temos alternativas para tornar o Amapá em um Estado mais competitivo", declarou.

Para o prefeito de Santana, Antonio Nogueira, o Porto de Santana está tendo o devido reconhecimento, pois a partir deste marco histórico de uma nova linha comercial, o Amapá terá negócios internacionais com entrada e saída direta com uma política portuária internacional.

Ainda durante o evento, as autoridades realizaram uma visita técnica no Porto de Santana para acompanhar o descarregamento de 98 contêineres que desembarcaram do navio Porta Contêiner da CMA CMG. Esses contêineres são para o comércio local, mas a CMA CMG já tem seu primeiro cliente na rota de transporte de carga, é a empresa Sambazon, que exportará o açaí para vários lugares do mundo do Porto de Santana.
 
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Companhia de Gerência Portuária do Suriname (Paramaribo), Drs. John Defares, que veio a convite do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), José Reinaldo Picanço, na intenção de se integrar e futuramente colocar o Suriname na rota comercial do Porto de Santana.

Além da vice-governadora participou da inauguração o secretário de Estado da Infraestrutura, Joel Banha; o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio La-Rocque; o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração, José Reinaldo Picanço; representantes da Amapá Celulose (Amcel); deputa federal Fátima Pelaes; gerente Regional Norte da CMA CGA, Alessandro Fernandes; empresariado local; entre outros.

A CDSA, o governado do Estado e a prefeitura de Santana, preocupados com esse desenvolvimento econômico, têm apoiado essa competitividade de mercado, com essa integração de comércio exterior por meio da linha marítima CMA CGM.

Lilian Monteiro/Seicom


Nenhum comentário:

Postar um comentário