quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Diplomatas do Suriname e EUA visitam a Unifap

O embaixador do Suriname, Marlon Mohamed Hoesein, e o assessor da seção de meio ambiente, ciência, tecnologia e saúde da embaixada dos Estados Unidos, Aamir Alavi, visitaram a Universidade Federal do Amapá (Unifap) nesta terça-feira (28). Os assuntos tratados giraram em torno de intercâmbio para pesquisa em áreas estratégicas que atendam os interesses do estado do Amapá e dos países americanos.  O encontro ocorreu na reitoria da instituição e contou com a presença da pró-reitora de graduação, Adelma Barros, da pró-reitora de pós-graduação, Liudmila Otero e o do professor e diretor do Centro de Arqueologia da Unifap, Edinaldo Nunes.   

Pela manhã, o embaixador Marlon Hoesein afirmou que o governo do Suriname tem interesse em estreitar relações de natureza científicas entre as instituições de pesquisa do país vizinho e o estado do Amapá, por meio da Unifap.  A proximidade geográfica (com possibilidade de ligação via terrestre a partir da inauguração da ponte sobre o Rio Oiapoque) cria, segundo o embaixador, "condições favoráveis para esse tipo de relação". No primeiro momento foi definida em quais áreas a parceria se daria. 

O diplomata expressou interesse na legislação ambiental brasileira com a recente aprovação do novo código florestal.  A professora Adelma Barros explicou que a Unifap possui pesquisas na área com o curso de mestrado em direito ambiental e em outros que tratam da temática, como o doutorado em biodiversidade da Amazônia. “Esse é um assunto extremamente relevante em nossa universidade dada a característica do Amapá, estado que mantém grande parte de seu território com a cobertura vegetal original preservada”, explicou. 

Hoesein também foi informado sobre a construção e de como vai funcionar o campus binacional que brevemente será inaugurado no município de Oiapoque. "O campus binacional vai facilitar essa troca de experiências entre o Amapá e o Platô das Guianas", certificou Adelma Barros.

Reunião com representante da embaixada norte-americana

À tarde o representante da embaixada dos Estados Unidos, Aamir Alavir, reuniu-se com os professores e pró-reitores da Unifap. O município de Macapá faz parte do Projeto Rota 66, desenvolvido pelo consulado dos Estados Unidos, e cuja proposta é "adotar" a cidade para trabalhar com parceiros locais e intermediar possíveis parcerias entre a administração municipal, empresas, instituições de ensino e o governo norte-americano. 

Aumentar o número de estudantes que possam manter intercâmbio com instituições de pesquisa em países de língua inglesa foi o desafio observado pela pró-reitora de pós-graduação, Liudmila Otero. Segundo a pró-reitora, 1.195 acadêmicos da Unifap cumpriram os requesitos previstos no edital do Programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal. Mas ainda há certa deficiência quando se trata do domínio da língua estrangeira.  

Os acadêmicos passam pelo Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira (TOEFL), exame que tem o objetivo de avaliar o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico. "Ainda assim seria interessante pensarmos em alternativas gratuitas para aprimorar o desempenho desses estudantes que tentam ingressar para intercâmbio em uma universidade de um país em que o inglês é a primeira língua", avaliou Liudmila Otero.  Uma alternativa proposta foi a implantação de um centro de ensino em língua inglesa nos moldes do Centro de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand.

O assessor do governo norte-americano avaliou que a fundação de algo semelhante poderia se viabilizado. Para isso, parceiros como o governo inglês também seriam acionados para discutir o assunto. A dificuldade na obtenção de vistos por alunos amapaenses para intercâmbios foi outro ponto debatido. A emissão de vistos ocorre em grandes centros, distantes do Amapá, o que acaba por emperrar a pretensão dos jovens em estudar no exterior.

Os vistos são emitidos após alguns dias de análise e apresentação de documentos. "Isso", explica Liudmila Otero, "dificulta a permanência dos estudantes em cidades distantes de Macapá. Nem sempre se tem tempo, e dinheiro, apenas para conseguir um visto". O representante norte-americano prometeu levar as considerações ao governo para que as dificuldades encontradas a partir dos debates sejam sanadas ou amenizadas. 

Base Aérea do Amapá

Um documentário elaborado pelo governo norte-americano sobre a base no interior do Amapá foi entregue ao diretor do centro de arqueologia da Unifap, Edinaldo Nunes. O diplomata sinalizou para o financiamento de futuras pesquisas na região para elucidar um pouco sobre a história e participação do Amapá, como ponto estratégico, durante a segunda guerra mundial.

Assessoria Especial da Reitoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário