Desde a assinatura do convênio com Agência Nacional  do Petróleo (ANP), o Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá  (Procon/AP) está fazendo, mensalmente, fiscalização nos postos de  combustíveis de Macapá e Santana para averiguação da quantidade e a  qualidade dos produtos comercializados.
Neste mês, a ação será realizada no período de 3 a 7, em 12  estabelecimentos. Na oportunidade, os técnicos do Procon, capacitados  pela ANP, executam testes precisos que possibilitam provar se os  combustíveis estão dentro dos quesitos de comercialização exigidos por  lei.
Durante a fiscalização, a equipe de profissionais aconselha os  responsáveis pelos estabelecimentos e os consumidores sobre a  importância do combustível de qualidade e informa aos usuários a  importância do lacre do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia,  Normalização e Qualidade Industrial) e conservação em geral das bombas  de combustíveis.
A diretora do Procon, Nilza Amaral, orienta que, antes de abastecer o  carro, o consumidor deve verificar qual a distribuidora do combustível.  Essa informação deve estar disposta na bomba, conforme determinam o  artigo 31, do Código de Defesa do Consumidor, e a Portaria nº 116, de  05/07/2000, da Agência Nacional do Petróleo.
A chefe de Fiscalização do Procon, Marcela Queiroz, dá dicas  importantes para garantia do automóvel, em caso de adulteração  comprovada de combustível. "Caso o problema, decorrente da adulteração  de combustível, seja comprovado, o consumidor deve procurar o Procon  munido de documentos essenciais, como um laudo atestando o fato e um  orçamento e nota fiscal que comprove que o veículo foi abastecido no  posto de gasolina.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário