quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Um Tema que Fomenta Discussão

Uruguai quer maconha legal

Medida visa a combater mais de 2 mil bocas de fumo no país, mas iniciativa preocupa autoridades brasileiras

Mais do que legalizar a maconha, o governo uruguaio pretende controlar a produção e a distribuição da droga no país a partir de 2013. O projeto de lei foi apresentado no fim de junho e tem o apoio do presidente José Mujica, que tem ampla maioria no Congresso (onde o texto será votado). A expectativa é de que a plantação tenha início em setembro e, depois de 6 meses, a droga comece a ser vendida.

"Será como ocorreu com o tabaco, o álcool, com a prostituição, casos em que os homens não queriam ver o que existia e aprenderam que era melhor organizar o que realmente existe", disse o presidente à rádio colombiana RCN, antes de explicar que pretende controlar um problema de saúde pública e ainda tirar dinheiro do crime organizado. "Temos no Uruguai cerca de 150 mil consumidores de maconha, que de alguma maneira precisam conseguir a droga porque são viciados. O mercado existe. Nós não o inventamos. Nossa tese é que esse mercado seja controlado pelo Estado por um preço razoável, registrando-se o que cada um consome", disse Mujica, informando que os consumidores não precisarão frequentar as mais de 2 mil bocas de fumo do país, pois serão cadastrados e poderão adquirir 30 gramas da droga por mês.

A provável legalização da maconha no país vizinho preocupa autoridades brasileiras, como o delegado federal Alessandro Lopes, responsável por cuidar de parte da fronteira com o Uruguai. "Não vou avaliar a lei de outro país, mas vai trazer reflexos para a fronteira, com certeza. Se um país passa a cultivar esse vegetal, aumenta a oferta e não descartamos um desvio dessa droga para o Brasil", alertou, ressaltando a possibilidade de o Uruguai virar um destino para brasileiros que desejam consumir livremente a droga. "Vai virar rota do narcoturismo e fatalmente vão brasileiros para lá, apesar do modelo de legalização ser diferente do que ocorre na Holanda", disse Lopes, citando o caso do país europeu que é destino turístico em razão de sua política de drogas, que foi revista e passará a ser proibida, já no ano que vem, para turista.

A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta a legalização da maconha no Uruguai como uma "violação" da Convenção das Nações Unidas sobre as Drogas, segundo disse à Agência France Press (AFP) o diretor do escritório da ONU contra drogas e criminalidade, Yuri Fedotov, logo após divulgar que 200 mil pessoas morrem por ano por consumir drogas ilícitas. "A maconha não é uma droga tão inocente como alguns quiseram nos fazer acreditar. Produz mudanças irreversíveis em nível cerebral", completou Fedotov à AFP.

Fonte: F.U

Nenhum comentário:

Postar um comentário