domingo, 2 de setembro de 2012

Notícias da Semana

Dirigindo com imprudência: A famosa Lei Seca, que pune motoristas flagrados dirigindo embriagados e em vigor desde 2008, já multou milhares de infratores, entre eles algumas celebridades. A mais recente foi o cantor Pe Lanza, da banda Restart, detido em São Paulo. O vocalista se negou a fazer o teste do bafômetro, foi levado à delegacia, onde prestou depoimento e, logo depois, foi liberado. Outro pego em flagrante dirigindo sob efeito de álcool foi o técnico da seleção brasileira de futebol, Mano Menezes. Ele foi multado em R$ 957,70 e levou 7 pontos na carteira de habilitação. Outras celebridades do futebol também já foram paradas por blitze, entre elas o atacante Adriano, atual jogador do Flamengo; o volante do Atlético Mineiro Richarlyson; o meia do Vasco Diego Souza; além do técnico da Inter de Milão, Leonardo, durante suas férias no Brasil. Todos tiveram suas carteiras de habilitação apreendidas. Com a cantora Sandra de Sá não foi muito diferente: ela se recusou a fazer o teste numa blitz no Leblon, no Rio de Janeiro, e perdeu a carteira de motorista em setembro de 2010. E a lista cresce...



Morre Armstrong, o 1º homem a pisar na Lua: Primeiro homem a pisar na Lua, o norte-americano Neil Armstrong morreu aos 82 anos, no último sábado  num hospital de Ohio, Estados Unidos, onde foi submetido no início de agosto a uma cirurgia para desobstruir veias do coração. Considerado um herói nacional, Armstrong comandou a Apollo 11, missão que chegou à Lua em 20 de julho de 1969 e na qual teve a companhia dos astronautas Buzz Aldrin e Michael Collins. Extremamente reservado, ele era apaixonado por aeronaves na infância e obteve o brevê de piloto aos 16 anos. Atuou como aviador naval entre 1949 e 1952 e entrou na Nasa (agência espacial americana) em 1955. Depois de 8 anos tornou-se astronauta e fez sua última missão espacial com a Apollo 11. “É um pequeno passo para o homem e um salto gigante para a humanidade”, disse Armstrong sobre o feito.



Atirador da Noruega vai cumprir 21 anos na prisão: Responsável pelo massacre que resultou na morte de 77 pessoas no ano passado, na Noruega, Anders Behring Breivik, de 33 anos, foi condenado a 21 anos de prisão, a pena máxima do país. O prazo pode ser prorrogado indefinidamente enquanto a Justiça avaliar que ele representa um risco para a sociedade norueguesa. Breivik já havia assumido a autoria do massacre, mas o julgamento, além de determinar sua punição, descartou qualquer possibilidade de ele ser inocentado por problema mental. O ultradireitista sorriu ao ouvir o veredicto e falou novamente que seus atos foram “em defesa” de seu grupo étnico. “Às vezes é necessário cometer uma barbárie para frear outra ainda maior.”



Fumar maconha na adolescência pode reduzir inteligência: Um estudo inédito, acompanhando cerca de mil neozelandeses do nascimento até os 38 anos, indica que a dependência de maconha estabelecida antes dos 18 anos prejudica, sim, a capacidade mental das pessoas. Segundo a longa pesquisa da Universidade de Duke, dos Estados Unidos, e do Kingd’s College, da Inglaterra, além da memória e da atenção, a principal comprovação está na redução do coeficiente de inteligência (QI), em 8 pontos, do grupo dos viciados na transição da adolescência para a fase adulta. Entre os que não usam a droga, o QI subiu 1 ponto.



Doença parecida com a Aids é detectada na Ásia: Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos EUA encontraram na Ásia uma nova doença que ataca o sistema de defesa do corpo e tem sintomas parecidos com os da Aids. O mal, que ainda tem causas desconhecidas, não é transmissível de pessoa para pessoa, ao contrário do que ocorre com  vírus HIV. A pesquisa avaliou o sangue de 203 pessoas com idades entre 18 e 78 anos, na Tailândia e em Taiwan, onde há grande concentração de casos de Aids desde 2004. A conclusão aponta que a deficiência imunológica, que facilita o aparecimento de doenças oportunistas, pode ter sido causada por anticorpos que atacam a molécula responsável por eliminar infecções do corpo. Agora, a missão é verificar cientificamente se os asiáticos são mais vulneráveis à patologia.



Prender o espirro faz mal à saúde: Você pode nunca ter parado para pensar nisso, mas espirrar faz bem à saúde. É por meio dele que eliminamos secreções e limpamos as vias aéreas. Por isso, segurar o espirro faz mal, pois a secreção que seria expelida acaba se acumulando, podendo até causar inflamação. Além disso, a velocidade do espirro pode ser superior a 160 quilômetros por hora e, se segurarmos, a pressão se volta para dentro da cabeça, ocasionando tontura. “O acúmulo progressivo da secreção dentro do nariz pode causar sinusite. O ideal é que o espirro ocorra normalmente e que, além disso, seja feita uma boa higiene nasal com soro fisiológico”, ensina a otorrinolaringologista Carolina Mello, do grupo hospitalar Conceição, no Rio Grande do Sul.



Lenda do ciclismo perde títulos por doping: O norte-americano Lance Armstrong será expulso definitivamente do ciclismo em razão do uso de substâncias proibidas para melhorar seu rendimento esportivo, informou a Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada). Ele ainda perderá todos os títulos e premiações da carreira – entre eles sete títulos da Volta da França, a mais tradicional prova do ciclismo, e uma medalha de bronze na Olimpíada de Sydney (Austrália), em 2000. Armstrong não vai recorrer: “Há um ponto na vida de todo homem que ele precisa dizer ‘chega’. Para mim, esse momento é agora. Não vou insistir, apesar das circunstâncias”, disse, em seu twitter.
Fonte: F.U

Nenhum comentário:

Postar um comentário