sábado, 7 de maio de 2011

Do Jornal A Gazeta

Servidores da educação esperam por resposta do governo para reivindicações

O sindicato luta para garantir a lei do piso e o retroativo da progressão. A regência de classe também deverá ser mexida para garantir o mesmo direito aos diretores de escola da zona urbana.
O Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap) aguarda para segunda-feira (9), uma resposta do Governo do Estado quanto às reivindicações discutidas pela categoria na última quinta-feira (5) com o governador Camilo Capiberibe. A proposta do governo será discutida posteriormente pela categoria durante assembleia.
A expectativa dos servidores da educação é que o índice da inflação (6,47%) seja mantido na proposta do piso salarial (valor mínimo em dinheiro a ser pago a um determinado cargo, função e especialidade). No caso da Educação, o piso salarial é de R$ 1.187,97. A intenção dos servidores é garantir a lei do piso e outras reivindicações, como a questão do retroativo (pagamento de valores atrasados) da progressão funcional (mudança de padrão do servidor).
O professor Rildo Ferreira, membro da diretoria do Sinsepeap, disse que o sindicato luta para garantir a lei do piso e o retroativo da progressão. Há também uma proposta do Governo do Estado em mexer na regência para garantir o mesmo direito aos diretores de escola da zona urbana. O Sinsepeap vem tentando negociar com o Executivo uma extensa pauta composta por itens de grande interesse para melhorar a educação. “Muitas vezes as pessoas pensam que só brigamos por salário, mas também reivindicamos uma educação pública de qualidade à população”, comentou.

Manifesto
Está confirmada para o dia 14 deste mês, a manifestação nacional dos trabalhadores da Educação em defesa do piso salarial e também pela construção do Plano Nacional de Educação. A diretoria do Sinsepeap disse já estar definindo o trajeto e a forma como se dará essa manifestação. Há um indicativo da categoria em realizar no mesmo dia da manifestação uma assembléia geral para avaliar as questões envolvendo Estado e municípios.

Eleição
O processo eleitoral da nova presidência do Sinsepeap está confirmado para o dia 29 deste mês, na escola Gabriel de Almeida Café, o CCA, e nos demais municípios. Serão eleitos a diretoria executiva, o conselho fiscal e a executiva de cada município. Atualmente há seis professores pré-candidatos concorrendo à eleição: Gil Barbosa, Kátia Cilene, Aroldo Rabelo, Ivaneia Alves, Roalde Ribeiro e Ivanildo Santos. A eleição está sendo a mais participativa da história do sindicato. A atual diretoria, inclusive, pretende realizar uma reunião específica com os candidatos para apresentar as propostas para a categoria. O sindicato possui uma comissão eleitoral que está cuidando desse assunto. (Jorge César)

Nenhum comentário:

Postar um comentário