segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Acordo de cooperação é assinado entre Unifap e Câmara de Comércio da Guiana


A Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a Câmara de Comércio e Indústria da Guiana Francesa (CCIG) oficializaram o pacto de cooperação acadêmica. A partir de agora, os estudantes terão a oportunidade de intercâmbio por meio de estágios em empresas com sede nos territórios francês e brasileiro. O acordo é válido por um ano e meio e passou a vigorar a partir da data de assinatura.


O presidente da CCIG, Jean-Paul Le Pelletier, analisou que futuramente essa parceria pode gerar dividendos econômicos para o Amapá e Guiana Francesa. "Após o processo de estágio dos estudantes e concluído o curso superior, esses podem ser interlocutores entre as empresas francesas e brasileiras. Os acadêmicos que irão passar pelo processo proposto neste momento irão conhecer a realidade econômica das companhias nos dois territórios", afirmou.


E perceber a capacidade de pesquisa, a realidade financeira e cultural são os objetivos do acordo. O reitor da Unifap, José Carlos Tavares, ressaltou que é necessário que essas parcerias sejam realmente efetivadas. "A Unifap não mede esforços para que isso ocorra de fato. Nós estamos com a construção do campus binacional no município de Oiapoque em andamento. Isso é prova cabal que o governo brasileiro tem interesse em estreitar essa relação acadêmica", afirmou. 


Tavares também mencionou que já existem algumas relações concretas na fronteira, como o curso de pós-graduação em ciências farmacêuticas, que conta com a colaboração de pesquisadores dos dois países. A partir de agora será de responsabilidade das instituições parceiras acolher os estudantes durante parte do curso superior nos dois países, dar apoio e buscar parcerias nos processos de estágio no exterior. A União Européia irá co-financiar o conjunto de ações de cooperação por meio do Programa Operacional Amazônia (PO "Amazonie").

Assessoria Especial da Reitoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário